quinta-feira, 25 de junho de 2020

GOVERNO DO CEARÁ, PREFEITURA E UNIÃO ASSINAM RETOMADA DAS OBRAS DO RESIDENCIAL CIDADE JARDIM

Na tarde de quinta-feira (25/06), o governador Camilo Santana, assinou juntamente com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, e do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, no Palácio da Abolição, a retomada das obras do Residencial Cidade Jardim, localizado no bairro José Walter, em Fortaleza. A nova fase de obra irá concluir 2.592 unidades habitacionais referentes aos módulos III, IV e V. Tendo já sido entregues 2.944 unidades, totalizando 5.536 moradias.

Com aporte financeiro de R$ 223.754.063, estima-se que o início das obras no Cidade Jardim deva gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Os módulos III, IV e V foram contratados na modalidade que atua com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). A KPR Rodan Engenharia S/A teve as suas propostas aprovadas para assumir os trabalhos nos módulos III e IV, enquanto a Sertenge Engenharia LTDA, assumirá o módulo V.

“Com essa nova etapa, devemos gerar milhares de empregos diretos e indiretos na fase de construção e mais cidadania e dignidade para as pessoas quando a obra for totalmente entregue”, comentou o chefe do Executivo estadual.

Cinturão das águas
Além da retomada das obras do conjunto habitacional, o ministro anunciou recursos de R$ 54 milhões para a continuidade das obras do Cinturão das Águas do Ceará. “O Cinturão é uma importante obra de infraestrutura hídrica do nosso estado e vai receber as águas do Rio São Francisco, e permitir trazê-las para a região oeste do Cariri, assim como para o açude Castanhão”, disse o governador Camilo Santana.
“Temos uma preocupação especial em garantir a segurança hídrica para o Nordeste. Com a chegada das águas do Velho Chico, o governo estadual vai saber aproveitar muito bem, até pela estrutura que já construiu, e não apenas beneficiar a população, mas também permitir o desenvolvimento sustentável deste importante Estado brasileiro”, declarou o ministro Rogério Marinho.

Doação à CBTU

Outro compromisso assinado foi a doação pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) de locomotivas a diesel e 30 vagões de passageiros à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. São veículos do modelo Pidner, não mais compatíveis para uso no sistema metroviário do Ceará.