Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ritmo de crescimento é quase duas vezes superior à média brasileira, que, no mesmo período, passou de 3,6 para 5,7.
Dos 184 municípios cearenses, 154 obtiveram resultado acima do esperado nos anos finais do Ensino Fundamental, representando índice superior a 83,7% das redes públicas municipais. Nesta etapa, 21 municípios e 73 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do país. Já no Ensino Médio, são 21 escolas da rede estadual entre as 100 melhores do Brasil no Ideb.
Diante de importantes índices que reportam a evolução da educação cearense, a diretora da Escola de Ensino Profissionalizante Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, em Sobral, Ana Emília, expressou em sua rede social no Facebook a felicidade pela meta alcançada na escola que dirige: "O que é realmente importante é o movimento, o trabalho que cada um de nós desempenha ao longo de nossa trajetória que é essencialmente "costurar vidas e bordar sonhos ". Um agradecimento a todos que colaboraram com nosso resultado, começando por nossos professores, coordenadores, alunos, pais da escola, mas também a cada amigo gestor que sempre compartilham seus êxitos conosco, aos nossos superintendentes Greice e Wallas e toda equipe da CREDE 6 na pessoa do nosso querido amigo e coordenador Professor Daniel. Temos muito o que comemorar! Deus seja louvado!", destacou a diretora.