quarta-feira, 9 de setembro de 2020

PREFEITURA DE SOBRAL APRESENTA O PLANO DE RETOMADA DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Sobral recebeu, na sexta-feira (04/09), de Fábio Cammarota, consultor da Fundação Dom Cabral, o Plano de Retomada das Atividades de Educação Pública no Município, específico e customizado segundo suas particularidades sociais, educacionais e de saúde. 

Embora não haja data prevista para o retorno das aulas presenciais, a gestão municipal adiantou para a Secretaria da Educação um direcionamento das medidas necessárias para um futuro retorno gradual e seguro para estudantes e profissionais. O plano, com mais de 500 páginas, conta com quatro módulos: Análise de Dados, Regras de Organização Interna e Orientação Pedagógica, Cuidados Sanitários e Considerações Finais. 

Seguindo um modelo matemático, as unidades de ensino da rede pública municipal foram agrupadas de acordo com as similaridades de infraestrutura, uso do transporte escolar, pessoal (profissionais e estudantes) e alimentação escolar. As variáveis foram relacionadas aos indicadores de saúde e ao território (bairros ou distritos). 

No plano foram analisadas variáveis como a quantidade de alunos por metro quadrado, percentuais de alunos e profissionais do grupo de risco por escola e material disponível, por exemplo, e recomenda as adequações necessárias. O documento também conta com uma cartilha de recomendações para o retorno: distanciamento social, higiene pessoal (uso de máscaras, lavagem frequente das mãos, uso de equipamentos de proteção individual, etc), sanitização de ambientes e ações de comunicação e de monitoramento das condições de saúde.