quarta-feira, 12 de maio de 2021

PROJETO DISPÕE SOBRE CORTE DE ENERGIA EM INSTITUIÇÕES COM PESSOAS EM VULNERABILIDADE

O corte no fornecimento de energia elétrica das instituições de longa permanência para idosos, abrigos de crianças e adolescentes e dos Centros Terapêuticos de Dependentes Químicos, poderá ser proibido, se aprovada a proposta do deputado Nelinho (PSDB).

O projeto de lei de n°197/21, do parlamentar, prevê que locais devidamente constituídos na forma da lei, que tenham sob cuidados pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas ou em tratamento de saúde que requeira o uso continuado de aparelhos, não deverá ter a energia cortada.

De acordo com a proposta, em tramitação na Assembleia Legislativa, a garantia da continuidade do serviço de fornecimento de energia elétrica não isenta a instituição do pagamento de eventuais valores devidos à concessionária. “Em caso de interrupção acidental do fornecimento de energia elétrica, a concessionária fica obrigada a priorizar o atendimento das ocorrências nos circuitos que se encontram as unidades consumidoras abrangidas na lei”, assinala o autor.

O parlamentar ressalta que as políticas públicas para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são escassas em decorrência do crescente aumento do número de pessoas dessa faixa etária. Em contrapartida, com a mudança na estrutura de agregação familiar, torna-se cada vez mais indispensável essas instituições na sociedade.

“A partir do momento em que essas pessoas são acometidas pelo processo de envelhecimento e passam a necessitar de apoio e cuidado para exercerem atividades funcionais, a intervenção de terceiros é fundamental. O Estado, em específico, possui papel essencial no cuidado ao idoso”, afirma.

Para o deputado, os centros ou clínicas de recuperação para dependentes químicos e os abrigos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social também precisam de uma maior atenção do Poder Público.