sexta-feira, 7 de maio de 2021

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL REALIZA CIRURGIA INÉDITA DE GRAVIDEZ ABDOMINAL


Referência no atendimento a gestações de alto risco para os 55 municípios que compõem a Região Norte do estado do Ceará, a Maternidade Sant’Ana da Santa Casa de Misericórdia de Sobral realizou, no mês de Abril, uma cirurgia inédita de gravidez ectópica abdominal. Essa gravidez ocorre fora da cavidade uterina, com implantação e desenvolvimento do saco gestacional dentro da cavidade abdominal.

Natural do município de Itarema, a paciente Luciana de Holanda Costa, 28 anos, gestante de 29 semanas deu entrada na Santa Casa de Sobral no dia 15 de Abril, afirmando diminuição dos movimentos fetais. Após investigação médica e realização de exames de imagem, constatou-se que o feto crescia fora da cavidade uterina, confirmando o diagnóstico de gravidez ectópica abdominal.

Essa é uma condição que ocorre em cerca de 0,64% a 3% das gestações, sendo a principal responsável pelas mortes maternas no primeiro trimestre de gestação. Cumprindo sua missão de salvar vidas, o corpo clínico da Santa Casa decidiu submeter a gestante ao parto cesariano e ao procedimento de laparotomia exploratória. A cirurgia ocorreu sem complicações e com um desfecho favorável para mãe e bebê. Após uma semana, Luciana recebeu alta hospitalar.

A recém-nascida recebeu o nome de Maria Vitória e continua recebendo os cuidados necessários para prematuros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). “Não esperava que fosse assim, mas aconteceu. Agradeço aos heróis que salvaram a minha vida e a da minha bebê. Agora é esperar ela se recuperar para que eu possa levá-la para casa”, disse a mãe, Luciana de Holanda.

Participaram da cirurgia a ginecologista e obstetra, Dra. Liana Rocha; o médico residente em Ginecologia e Obstetrícia, Dr. Nathaniel Santos; os cirurgiões gerais Dr. Elson Arruda e Dr. Patrick Teles; e o médico residente em cirurgia geral, Dr. Marcos Gondim. O diagnóstico do caso foi feito pelo coordenador médico da Maternidade Sant’Ana, Dr. Edilberto Lopes.