O Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) promoveu durante toda a semana, ações para comemorar a campanha Abril Verde – Mês de Conscientização da Segurança e da Saúde no Trabalho. A promoção da segurança no ambiente de trabalho é fundamental para a saúde e a qualidade de vida dos funcionários de qualquer empresa e, consequentemente, para o desenvolvimento do hospital.
Com o apoio de residentes em Fisioterapia, de 26 a 28 de abril, colaboradores dos serviços da Santa Casa e do Hospital do Coração participaram de uma Ginástica Laboral. Todos os participantes foram presenteados com brindes. A ação respeitou as medidas de segurança estabelecidas durante a pandemia da Covid-19. Nesta quinta-feira (28/04), para encerrar as atividades do Abril Verde, o SESMT organizou um momento de acolhida aos funcionários da Santa Casa nos turnos manhã e tarde. Os colaboradores do Hospital do Coração foram acolhidos nesta sexta-feira (29/04).
“Apoiar essa iniciativa é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. Somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho”, ressaltou a Enfermeira do Trabalho do SESMT, Anny Caroline Olímpio.
Abril Verde
O Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho foi instituído no Canadá pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) devido a um acidente que culminou na morte de 78 trabalhadores em uma mina na Virgínia, EUA, no ano de 1969. O tema foi tornando-se tão relevante ao longo dos anos que, no Brasil, a Lei Nº 11.121, de maio de 2005, também instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho para 28 de abril.