O 2º Vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado André de Paula (PSD-PE), ao participar do Encontro Nordestino de Legislativos Municipais, apresentou aos vereadores do Nordeste o Programa de Interação Legislativa (Prolegis), rede digital que compartilha informações e ferramentas para aperfeiçoar o trabalho legislativo, seja na elaboração de normas, definição de políticas públicas ou fiscalização dos atos do Poder Executivo.
O encontro terminou neste sábado (27) e foi promovido pela União de Vereadores de Pernambuco (UVP-PE) em parceria com a União de Vereadores do Brasil (UVB).
“O Prolegis pretende apoiar e assessorar nossos vereadores”, explicou André de Paula, que coordena o programa. “A realidade da enorme maioria das câmaras municipais, sobretudo no Nordeste, é de muita dificuldade com o assessoramento qualificado.”
O deputado considera a atividade de vereador ao mesmo tempo nobre e difícil. “Sempre digo que tenho muito orgulho de ter iniciado minha vida pública por uma câmara municipal, como vereador, que é o mandato que mais ensina e permite que o político esteja mais perto do povo. Os problemas começam no município e o vereador percebe com mais rapidez as angústias e esperanças do cidadão.”
André de Paula afirmou que os políticos, por terem funções generalistas sobre diferentes temas, precisam de especialistas para ajudar na elaboração dos textos legislativos. “Eu tenho projeto na área de saúde e não sou médico, sou advogado”, comentou.
Ainda no evento, André de Paula lançou o livro “Como se Fazem as Leis“, da Edições Câmara. Escrito pela consultora legislativa Luciana Botelho Pacheco, a obra apresenta o caminho que as propostas legislativas percorrem, com linguagem objetiva e acessível.
A publicação pode ser comprada na versão impressa ou adquirida gratuitamente em edição eletrônica na Livraria da Câmara.