quinta-feira, 11 de novembro de 2021

CLÍNICAS CIRÚRGICAS DO HRN SUPERAM MARCA DE 20 MIL PACIENTES ATENDIDOS EM OITO ANOS


As Clínicas Cirúrgicas do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), são referência no atendimento a pacientes cirúrgicos nas especialidades vascular, geral, torácica e neurocirurgia. Em oito anos de abertura do serviço, mais de 20 mil pessoas já foram atendidas.

Segundo a coordenadora de Enfermagem das Clínicas Cirúrgicas do HRN, Regislânia Lira, o setor trabalha com protocolos de cirurgia segura, identificação segura do paciente, hemotransfusão/hemovigilância, prevenção de tromboembolismo venoso (TEV), transporte seguro, prevenção de lesão de pele, sepse, prevenção de pneumonia relacionada à assistência à saúde (Pras) e broncoaspiração, escore de alerta, higienização das mãos, prevenção de nefropatia induzida pelo contraste.

“Com o uso dos protocolos, a assistência ao paciente cirúrgico tem como resultado esperado a alta hospitalar de forma assertiva, no tempo programado, seguindo plano terapêutico individualizado, e sem eventos adversos graves ou moderados”, ressalta Lira.

As unidades assistenciais são constituídas por 58 leitos, dos quais dois são privativos. O serviço é composto por uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e auxiliares de escritório. Conta, ainda, com o apoio dos internos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

O agricultor Francisco Francivaldo Costa de Sousa, 51, precisou passar por um procedimento cirúrgico para tratamento de uma lesão bacteriana em uma mão e está internado no HRN. Ele é morador da localidade de Caracará, zona rural de Sobral. “O atendimento é nota dez. Desde que estou aqui, não me faltou nada de medicação, alimentação”, avalia Sousa.