segunda-feira, 22 de agosto de 2022

CARTILHA DO TSE ORIENTA O ELEITOR A ESCOLHER BEM O SEU CANDIDATO

 


As Eleições Gerais de 2022 estão se aproximando, e as brasileiras e os brasileiros se preparam para ir às urnas eleger os representantes do país e do seu estado. Essa é uma escolha que tem o poder de afetar profundamente a vida de toda a população e os rumos do Brasil pelos próximos quatro anos, e, por isso, é muito importante fazê-la de maneira consciente e livre. Para ajudar as eleitoras e os eleitores na tarefa de escolher bem em quem votar, a Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou a cartilha Guia do Voto Consciente – Todos fazem a eleição!, disponível gratuitamente para download no Catálogo de Publicações.

Em quatro páginas de conteúdo, a pessoa interessada encontra informações em linguagem simples sobre a função dos cargos que serão preenchidos nos pleitos de outubro: deputados federais, estaduais e distritais, senadores, governadores e presidente da República. Também são relembradas as atribuições do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e do Poder Executivo.

A cartilha ainda traz informações sobre as regras que regem as eleições e o financiamento das campanhas eleitorais. Além disso, esclarece como se aplica a regra do quociente eleitoral, que determina os eleitos para a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal, bem como explica sobre as federações partidárias, que são uma novidade das Eleições 2022.

Vida pregressa e propostas

A importância da busca por informações sobre a vida pregressa e as propostas das candidatas e dos candidatos mereceu um destaque especial no guia, assim como a recomendação para checar todo conteúdo informativo que chegar pelas redes sociais e plataformas de mensagem, a fim de evitar a disseminação de desinformação.

A publicação frisa também a importância de ter o número das candidatas ou dos candidatos à mão na hora de votar e, é claro, de não vender o voto.

Por fim, o guia incentiva a eleitora ou o eleitor a participar da fiscalização do processo eleitoral, acompanhando o teste de integridade e a emissão dos Boletins de Urna (BU), que ocorre imediatamente após o fim da votação, às 17h.

Toda a eleição pode ser acompanhada pelos aplicativos da Justiça Eleitoral que levam a qualquer smartphone informações sobre as candidatas, os candidatos e as respectivas campanhas, ou sobre o resultado das eleições, entre outras funcionalidades.

O guia

Guia do Voto Consciente foi elaborado pela Coordenadoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação e Multimídia (Cimp/Secom), com a colaboração da Coordenadoria de Editoração e Publicações da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento (Cedip/SGI).

Do site do TSE