domingo, 15 de dezembro de 2019

CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS É INAUGURADA EM SOBRAL

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 5 pessoas
A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Carlos Cesar Martins, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza
Buscando reduzir o número de lixões no Ceará, o Governo do Ceará inaugurou, no sábado (14), a Central de Tratamento dos Resíduos do Vale do Acaraú (CTR Sobral), em Sobral. Foram inauguradas também seis Estações de Transbordo de Resíduos (ETRs): Coreaú (uma na sede e outra no distrito de Ubauna), Forquilha, Pacujá, Massapê e Cariré. E mais três Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs), em Sobral.
Ao todo, 17 municípios são diretamente beneficiados com a construção do complexo, orçado em R$ 41.185.136,90, a partir de financiamento do Tesouro Nacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Estamos aqui acabando com os lixões, que ainda são a realidade de muitos municípios brasileiros, para implantar um modelo técnico e adequado para o recebimento e tratamento desses resíduos”, disse o governador Camilo Santana.
A vice-governadora Izolda Cela também ressaltou o impacto que o complexo de tratamento de resíduos terá para a região Norte do Ceará. “Fico maravilhada com uma obra dessa e o serviço que poderá se processar a partir disso, porque trata-se da nossa condição de continuar vivendo e da nossa responsabilidade com as próximas gerações”, afirmou.

Conscientização

Em seu discurso, Ivo Gomes, prefeito de Sobral, falou sobre os próximos passos na gestão da CTR. “O mais difícil é, a partir de hoje, fazer uma mudança muito forte na cultura dos municípios de enxergar os resíduos sólidos como uma coisa desnecessária, porque é algo que pode fazer virar um fonte de renda e gerar emprego para muita gente através da reciclagem”, disse.
O gerenciamento do complexo de tratamento ficará por conta do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), que une todas as cidades beneficiadas: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota, além de Sobral.
“Sabemos que o município sozinho não tem condição de pôr em prática as políticas municipal, estadual e nacional de resíduos sólidos. Por isso, estamos organizando os consórcios, já são 18 formados no Ceará. A política de consórcio está consolidada no Estado”, avaliou o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno.

Central de Tratamento de Resíduos

A obra foi articulada pela Secretaria das Cidades e executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). A CTR tem um aterro sanitário equipado com unidades de tratamento de resíduos da construção civil e da saúde, além de um pátio para compostagem. Cada município que compõe o Consórcio terá acesso a seis estações de transbordo de materiais, o que melhora a logística do trajeto até o destino final.
“Antes, os resíduos sólidos coletados nesses municípios eram conduzidos a lixões, onde ficavam dispostos diretamente no solo, sem nenhum tipo de tratamento. As implantações das CTRs, ETRs e CMRs vão possibilitar a destinação adequada dos resíduos sólidos, impedindo uma série de prejuízos socioambientais e sanitários”, explicou Zezinho Albuquerque, titular da Secretaria das Cidades.

Resíduos sólidos

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, céu e atividades ao ar livre
A implantação da CTR, por parte do Governo do Ceará, tem como finalidade a prestação de serviços de forma associada para destinação adequada dos resíduos sólidos, medida prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.
O texto reconhece os resíduos como um bem econômico e de valor social, imputa ao Poder Público, de forma compartilhada, a responsabilidade de garantir a reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos. 
No Ceará, o Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe também prevê a implantação de uma CTR em Limoeiro do Norte, que está em construção, e atenderá 13 municípios.