quinta-feira, 15 de outubro de 2020

CNM ALERTA MUNICÍPIOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CENSO 2021

Para incentivar maior participação dos Municípios na realização do Censo Demográfico que acontecerá em 2021, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reúne orientações e ferramentas para auxiliar a gestão local. A entidade entende que o engajamento dos Entes municipais é importante para evitar impactos negativos.

Os dados do Censo Demográfico, que contabiliza a população residente e coleta outras informações socioeconômicas, impactam diretamente nas finanças, uma vez que é base para o cálculo dos coeficientes de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, influenciam nas políticas públicas municipais para as próximas gestões.

Uma efetiva participação dos Municípios no monitoramento e acompanhamento das ações propostas pelo Censo pode contribuir para solucionar o problema da defasagem da estimativa populacional. Isso porque, atualmente, o modelo pode não condizer com a realidade dos Municípios em relação ao número de habitantes – o que ocasiona em perdas significativas de receitas e dificuldades para prestar serviços essenciais à população.