terça-feira, 13 de outubro de 2020

MATEMÁTICA ELEITORAL DETERMINA QUEM ENTRA E QUEM FICA FORA DOS MANDATOS ELETIVOS NO CEARÁ


Se eleição trata-se de um processo de escolha para o eleitorado, para os políticos - especialmente os vereadores - envolve muitos cálculos matemáticos. Depois que todos os votos são registrados pelas urnas da Justiça Eleitoral, entram em cena os quocientes eleitoral e partidário. Também são contabilizados os votos válidos e descartados, os brancos e nulos. No fim dos cálculos, nem sempre o candidato com maior número de votos é eleito, o que gera confusão na cabeça de alguns eleitores, mas faz sentido dentro do sistema proporcional.

Quem explica a lógica por trás disso é o quociente eleitoral, cálculo que leva em consideração os votos válidos para definir a quantidade mínima de eleitores que um candidato precisa obter para garantir a vaga. Para este ano, mudanças na legislação eleitoral simplificaram a aplicação do valor, já que antes também era preciso levar em conta as coligações partidárias antes de definir quais postulantes estavam eleitos.

Para evitar que votos destinados ao candidato de um partido elegesse nomes de outra sigla, a emenda constitucional 97/2017 extinguiu as alianças partidárias nas eleições proporcionais. Desta vez, cada partido disputa apenas com seus próprios candidatos. (DN)