Em dezembro de 2020, a Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará (SESA) implantou o painel Níveis de Alerta à plataforma IntegraSUS, por meio da qual se tem as informações da situação da Covid-19 nos municípios brasileiros.
Os níveis de alerta são classifIcados em: baixo, moderado, alto e altíssimo, conforme os números e a prevalência.
Municípios que apresentam níveis alto e altíssimo recebem recomendações especiais para o enfrentamento da pandemia.
No acompanhamento dos números do mês de março de 2021, tem´-se que nas semanas epidemiológicas 12 e 13, período compreendido entre os dias 21 de março e 03 de abril, o município de Juazeiro do Norte apresentou taxa de letalidade de 46,4% com tendência de crescimento. De acordo com a plataforma, nesses mesmos parâmetros - semana epidemiológica, intervalo de dias e ocorrências, o município caririense fica atrás apenas de Barroquinha e Tamboril, que chegaram a apresentar taxa de 50% e 47,1% de letalidade.
Também conforme a última atualização, apenas o município de Ererê apresenta a classificação de risco baixo, enquanto as cidades de Granjeiro, Ipú, Monsenhor Tabosa, Pacujá e Pereiro estão classificadas de risco Moderado. Barro, Carnaubal, Catarina, Chaval, Choró, Ipaporanga, Jaguaretama, Jaguaribara, Mauriti e Umari apresentam Alto Risco. Os demais 169 municípios ceaarenses, incluindo-se aqui os 3 primeiros: Barroquinha, Tamboril e Juazeiro do Norte, todos são considerados de risco Altíssimo para a Covid-19.