sábado, 24 de abril de 2021

COVID-19: PROCURA DE PACIENTES COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS CAI PELA SEGUNDA SEMANA SEGUIDA; ÍNDICE DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA SEGUE EM QUEDA EM SOBRAL

Nesta sexta-feira (23/04), o prefeito Ivo Gomes participou de reunião virtual com os gerentes dos 38 Centros de Saúde da Família de Sobral. O encontro acontece semanalmente e visa avaliar o avanço da Covid-19 em Sobral. A maioria dos gerentes confirmou uma diminuição na procura de pacientes com problemas respiratórios nesta semana.

A boa notícia reforça a informação repassada mais cedo ao prefeito por epidemiologistas, também em reunião virtual. De acordo com os especialistas, o índice de transmissão da doença segue em queda em Sobral. 

De acordo com a secretária da Saúde, Regina Carvalho, a pressão sobre o sistema de saúde apresenta pressão menor em comparação às semanas anteriores. “Observamos uma leve queda na procura por atendimento nos Centros de Saúde e também na UPA por pessoas com sintomas respiratórios, o que reflete uma queda leve na taxa de ocupação dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 nos hospitais de Sobral”.    

Para os especialistas, a redução no índice de transmissão traz um certo alívio, porém, eles sugerem cautela e constante monitoramento da situação.