quinta-feira, 15 de abril de 2021

HOSPITAL REGIONAL NORTE REALIZA CIRURGIA INÉDITA NA REGIÃO

Já no início do mês de abril, a equipe de cirurgiões pediátricos realizou no HRN uma cirurgia inédita na unidade: uma gastrostomia com fundoplicatura Nissen. O procedimento cirúrgico é realizado para tratar doenças do refluxo gastroesofágico e hérnia de hiato, condição em que parte do estômago invade a cavidade do tórax.

A gastrostomia consiste na colocação de um pequeno tubo flexível, conhecido como sonda, desde a pele da barriga até ao estômago, para permitir a alimentação nos casos em que a via oral não pode ser utilizada. É um procedimento seguro para crianças com lesão neurológica. O médico ressaltou que a hérnia de hiato provoca um déficit na alimentação da criança e que o procedimento cirúrgico é necessário para resolver o problema.

Luna Sofia, de um pouco mais de um mês, foi a paciente da cirurgia inédita. A mãe da menina, a dona de casa Aline Ferreira Lima, de 21 anos, afirma que o procedimento foi sugerido pela equipe médica neonatal. “Minha filha precisou usar sonda no nariz e a médica me explicou que poderia ser feito um procedimento cirúrgico que a ajudaria a se alimentar melhor”, lembra. Ela diz ter ficado surpresa com o ineditismo da operação. “Comentaram comigo que era uma cirurgia nova aqui no hospital, mas eu não sabia que minha filha tinha sido a primeira”. Foto: João Antonio de Sousa Neto/HRN.