quinta-feira, 15 de abril de 2021

ASSEMBLEIA APROVA PROJETO DE LEI DA DEPUTADA ADERLÂNIA NORONHA QUE INSTITUI CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DEPRESSÃO PÓS-PATO

Assembleia Legislativa aprovou, em sessão remota, nesta quinta-feira (15), o projeto de lei nº 304/2019, de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que institui a Campanha de orientação e conscientização sobre a depressão pós-parto, a ser realizada, anualmente, no mês de maio, no Ceará.

São objetivos da campanha: detectar a doença ou evidências de que ela possa vir a ocorrer, efetuar pesquisas visando ao diagnóstico precoce, bem como conscientizar pacientes e pessoas que desenvolvam atividades junto às unidades de saúde quanto aos sintomas e à gravidade do problema.

Em sua justificativa, Aderlânia Noronha ressaltou que a maternidade é um processo que altera a vida das mulheres, e, como todo processo de mudança, produz medo e insegurança. “A mulher, quando possui rede de apoio a superação do transtorno, apresenta melhor prognóstico”, explica a parlamentar.

Ainda de acordo com Aderlânia, o problema, que já ocorria em um cenário “normal”, agravou-se com a pandemia do coronavírus, que vem tirando a vida de milhares de pessoas. “Gestantes e puérperas ficam muito angustiadas, e muitas delas relatam terem passado a gestação em isolamento absoluto por medo de contraírem a Covid-19. Algumas também sofreram perdas significativas, o que também tem grande influência nos quadros de depressão e ansiedade”, finalizou a deputada.