Mesmo nesse difícil momento da COVID-19, é preciso lembrar aos pais que as crianças ainda precisam de obter as suas imunizações de rotina.
Vacinar seu filho pode causar muita ansiedade, porém, o mais importante é que os próprios pais fiquem tranquilos, porque se os pais se mostram ansiosos com este evento, isso é traduzido para o filho.
São várias estratégias que se pode usar para a criança controlar a dor, uma delas é a distração, só para manter a criança pensando em outra coisa.
Mas o grande desafio, nos dias atuais, é que os pais ouvem muitas coisas assustadoras sobre as vacinas, principalmente, pelo compartilhamento de fake news. A solução imediata para estes casos, é que os pais procurem ouvir os profissionais de saúde e os conselhos especializados sobre como as vacinas funcionam e como pode tornar a vacinação numa experiência calma para o seu filho.
Os tipos de efeitos colaterais que uma criança experimenta com a vacina são geralmente muito pequenos, leves, e desaparecem em 12 a 24 horas e desaparecem por conta própria e não causam problemas de longo prazo.
A história, os relatos e os dados científicos mostram que além de evidências, tem-se a comprovação de que as vacinas são seguras e eficazes. Portanto, são a melhor maneira de proteger as crianças contra doenças.
É importante seguir o cronograma de vacinação porque esses cronogramas foram desenvolvidos por cientistas e especialistas que avaliaram o melhor momento para receber a vacina e a quais doenças uma criança é vulnerável.