segunda-feira, 20 de setembro de 2021

PREFEITURA DE FORQUILHA INICIA O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

 


O prefeito de Forquilha, Edinardo Filho, acompanhado do presidente da Câmara, Eliezer Siqueira, e dos vereadores Marcelo e Neves, acompanhou de perto a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Forquilha.

O processo de Implantação do Prontuário Eletrônico (PEC) foi iniciado pela UBS Francisco Rufino de Souza e será inserido em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. A informatização desses processos nas UBS pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do Prontuário Eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

“Afirmo que muitas ações serão desenvolvidas nos próximos meses na área da Saúde e que todas as Unidades estarão trabalhando com este modelo de Prontuário Eletrônico que facilita, sobretudo, o atendimento da população forquilhense”, disse o prefeito Edinardo Filho.