segunda-feira, 20 de setembro de 2021

SOBRAL E SÃO BENEDITO RECEBEM OFICINA DESPERTAR DA ALCE


As atividades da Oficina Despertar, iniciativa da Assembleia Legislativa junto ao Departamento de Saúde e Assistência Social da Casa (DSAS), em alusão à campanha Setembro Amarelo, chegam nesta segunda-feira (20/09) aos municípios de Sobral e São Benedito.

Em Sobral, o evento acontece a partir das 9h, na Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina. À tarde, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Isaías Gonçalves Damasceno, em São Benedito, recebe a oficina.

O projeto, que busca tratar da prevenção ao suicídio, é destinado para adolescentes entre 14 e 19 anos estudantes de escolas públicas. Na ocasião, eles recebem informações para práticas de autoconhecimento, autocuidado, comunicação adequada, identificação de sentimentos e emoções, além de formas de pedir ajuda. As oficinas são realizadas por servidores dos núcleos de Saúde Mental, de Mediação e Gestão de Conflitos e de Práticas Sistêmicas Restaurativas da Assembleia.

Articulador da implantação do Núcleo de Saúde Mental da Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), destaca que é preciso levar esse debate para o interior do Estado e quebrar estigmas enraizados na sociedade sobre o tema.

“Neste Setembro Amarelo, a Assembleia tem uma mensagem clara, ‘falar é a melhor solução para o despertar’, para justamente superarmos as barreiras que impedem o enfrentamento real do problema”, aponta Evandro Leitão.

Para a primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, as agendas têm fortalecido o movimento com a juventude cearense. “A juventude foi o nosso público escolhido para multiplicar nossa mensagem. Acreditamos na força do jovem. Precisamos falar. Acabar com os tabus que envolvem transtornos de saúde mental e suicídio”, aponta.

A Assembleia Legislativa já levou atividades da Oficina Despertar a estudantes dos municípios de Baturité (13/09), Caucaia (14/09) e Quixadá (15/09). Vão completar a programação as oficinas de Horizonte (22/09), Maracanaú (27/09), Cascavel (28/09) e Aquiraz (29/08).