quinta-feira, 30 de setembro de 2021

PRESIDENTE EVANDRO LEITÃO VISITA SERVIÇOS DA ASSEMBLEIA ITINERANTE EM ITAPIPOCA

 


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), visitou, na tarde desta quarta-feira (29/09), os stands dos serviços disponibilizados durante a Assembleia Itinerante, na Praça da Catedral de Nossa Senhora das Mercês, no centro de Itapipoca. Este é o segundo dia em que o local reúne uma série de serviços oferecidos por órgãos da Casa Legislativa e por instituições parceiras, além de palestras e atrações do Festival de Arte e Cultura.

De acordo com o chefe do Legislativo, todas as atividades da Assembleia Itinerante visam aproximar a população cearense do Parlamento, fazendo com que a AL, através dos seus representantes, sejam conhecidos pelo trabalho que está sendo feito.

O parlamentar informou ainda que a sessão itinerante, que será realizada nesta quinta-feira (30/09), na Câmara Municipal de Itapipoca, será deliberativa e contará com a presença de vários deputados. “Nós teremos uma sessão deliberativa, com os parlamentares aprovando importantes projetos em prol da população cearense, nós todos trabalhando unidos para reduzir a vulnerabilidade ainda existente no nosso Estado”, afirmou.

O deputado Tin Gomes (PDT) acompanhou o presidente da AL na visita. Conforme destacou o parlamentar, a Assembleia Itinerante ganhou um formato que visa levar da melhor forma o Legislativo para perto do povo. Os serviços, o festival de música e uma sessão deliberativa, segundo ele, são diferenciais nesta edição. “Nós realmente teremos uma sessão da Assembleia em Itapipoca. Vamos aprovar importantes matérias e projetos de deputados. Isso é uma novidade, pois haverá votação. Esse foi um desafio lançado pelo presidente e será posto em prática amanhã na sessão itinerante”, garantiu.


SERVIÇOS

A população de Itapipoca está comparecendo ao evento, que segue até amanhã (30/09). No stand do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS), por exemplo, profissionais de enfermagem que fazem a verificação e orientação sobre hipertensão e diabetes atenderam, de ontem até hoje, 132 pessoas.

A dona de casa Maria Vânia Ribeiro, moradora do bairro Picos, em Itapipoca, foi atendida pelos profissionais do DSAS. Ela classificou como muito importante ações como essas no interior e pediu que sejam realizadas mais vezes. A moradora também participou da oficina de arte com produtos reciclados e elogiou a iniciativa. “Eu amei participar. Se eu tiver essas coisas para fazer todos os dias, seria uma forma de relaxar, de concentração, e ainda ajuda no entretenimento. Aprendi na oficina e farei mais vezes em casa”, garantiu.

Os espaços destinados ao Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), Escritório Frei Tito de Direitos Humanos e Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos/Alcance.Enem também foram bastante visitados.

A Procuradoria Especial da Mulher da AL (PEM) aponta que cerca de 30 pessoas passaram pelo stand para conhecer os serviços oferecidos e pegar material informativo. Outras quase 60 pessoas participaram de palestra com a procuradora especial da mulher, deputada Augusta Brito (PCdoB), na tarde desta quarta.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Sema), nos dois primeiros dias de evento, distribuiu quase 200 mudas de plantas. Na quinta-feira, último dia de ação, mais 100 mudas serão disponibilizadas para a população.Também da Sema, a oficina de artesanato com produtos reciclados atendeu mais de 60 pessoas, entre ontem e hoje.

Outro órgão do Governo do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que realiza ação educativa para crianças e jovens, atendeu, aproximadamente, 140 pessoas, entre eles crianças de escolas da região.

A unidade móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), onde está sendo oferecido o curso de Gastronomia, recebeu três turmas, com cerca de dez alunos em cada. Até amanhã, 40 pessoas devem receber o treinamento para a produção de pães recheados, bolos comerciais e biscoitos.

Na quinta-feira, além dos serviços, palestras, curso de Gastronomia e do Festival de Arte e Cultura, que acontecerá pela manhã, será realizada a sessão itinerante, na Câmara Municipal de Itapipoca, com transmissão pela TV Assembleia (canal 31.1) e pelas redes sociais da Casa.