quarta-feira, 25 de maio de 2022

ENCCEJA 2022: A CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO EM APENAS UM DIA DE PROVA


As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2022, é gratuita, e começaram nesta terça-feira (24) e seguem até 4 de junho. Os interessados devem realizar o processo na páginaoficial no prazo estabelecido. 

“ O Encceja é voltado a jovens e adultos que não concluíram o ensino Médio na idade regular e buscam obter o diploma. Esta é a oportunidade de muitas pessoas darem um passo a mais rumo à empregabilidade, já que o “ensino médio completo”  tornou-se um requisito quase obrigatório nas ofertas das vagas de emprego.

Por isso faço um apelo a toda comunidade acadêmica, estudantes e estagiários(a) procurem os amigos e familiares que ainda não concluíram o ensino médio e ajudem a fazer a inscrição no site oficial do INEP, pois boa parte deles têm pouca habilidade ou insegurança para entrar no site e realizar sozinho a inscrição. “ destacou Otaviano Neto - Presidente do Instituto Simbios de Empregabilidade.

 

A prova está prevista para 28 de agosto. 

 

VEJA O PASSO A PASSO PARA A INSCRIÇÃO NA PROVA DO ENCCEJA

● Acesse o site do Encceja
● Informe o RG, CPF, telefone, e-mail e demais dados solicitados;
● Depois, escolha o local de prova.  

 

COMO SÃO AS PROVAS

 

O exame tem quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação no gênero dissertação-argumentativo — semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para candidatos à conclusão do Ensino Médio, são:

● Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
● Matemática e suas Tecnologias;
● Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação,
● Ciências humanas e suas Tecnologias.  

CRONOGRAMA ENCCEJA 2022

● Inscrições: de 24 de maio a 4 de junho
● Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 24 de maio a 4 de junho
● Provas: 28 de agosto, nos turnos da manhã (das 9h às 13h) e tarde (das 15h30 às 20h30)