segunda-feira, 16 de maio de 2022

SERVIÇO DE HEMODINÂMICA DO HOSPITAL REGIONAL DO VALE DO JAGUARIBE DISPÕE DE TECNOLOGIA AVANÇADA PARA ATENDER PACIENTES


Mais de 550 mil cearenses serão beneficiados com a entrega do serviço de hemodinâmica do Centro de Imagem do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. A entrega foi realizada pelo Governo do Ceará, na manhã desta segunda-feira (16), com a presença da governadora Izolda Cela, do secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, e outras autoridades.

Com tecnologia avançada, a hemodinâmica irá funcionar, inicialmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras, recebendo pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado, com uma média de seis atendimentos por dia. Primeiros pacientes já serão recebidos nesta segunda-feira.


A governadora Izolda Cela destacou que o equipamento representa serviço de saúde com qualidade mais próximo às pessoas. “Estive na inauguração do hospital e, agora, na implantação desse importante serviço que faz a conjunção entre bons profissionais e tecnologia para avançar nos serviços. Esse é o primeiro serviço SUS com essa qualidade e dessa natureza fora de Fortaleza. Nós vamos avançar para outras regiões, com trabalho dedicado sob a coordenação do secretário Marcos Gadelha”, garantiu Izolda Cela.

O serviço une tecnologia avançada a profissionais capacitados para fazer um escaneamento da circulação sanguínea, resultando em diagnósticos complexos de cardiologia e angiologia, para prevenir e tratar doenças cardíacas e vasculares, congênitas ou adquiridas. Atualmente, 150 pacientes estão eletivos para o serviço.


O Governo do Ceará investiu quase R$ 3 milhões na implantação do equipamento, sendo R$ 2,77 milhões para os 11 aparelhos que compõem o conjunto tecnológico (sistema de hemodinâmica, aparelho de anestesia, bomba injetora de contraste, monitores, cardioversor, dentre outros), além de adequações estruturais.

Inaugurado em novembro 2021, o HRVJ contempla não só os 20 municípios localizados no Vale do Jaguaribe e outras regiões. A unidade de saúde oferta serviços de ambulatório, cardiologia, anestesiologia, tomografia, raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma, hemodiálise, agência transfusional, clínica médica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No serviço especializado do Centro de Imagem já foram realizados mais de 1.700 exames, entre tomografia computadorizada, radiografia, ultrassonografia, ecocardiograma e colonoscopia.