terça-feira, 7 de março de 2023

GRENDENE TEM LUCRO LÍQUIDO DE R$ 613 MILHÕES EM 2022

Receita Bruta de R$ 3,1 bilhões, aumento de 9,6%

Resultado Líquido Recorrente de R$ 613 milhões, crescimento de 13,2%

  • Receita bruta/par R$ 21,05, aumento de 13,9%


Em 2022, a Grendene registrou receita bruta de R$ 3,1 bilhões, crescimento de 9,6% em comparação a 2021, quando o valor ficou em R$ 2,8 bilhões. O resultado líquido recorrente foi de R$ 613 milhões, 13,2% maior do mesmo período do ano passado. Já o volume total de pares vendidos foi de 148,2 milhões, queda de 3,8%.

Alguns aspectos do cenário macroeconômico ajudam a entender os números abaixo das projeções para o fim do ano passado, como explica Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da empresa. “Sofremos impactos de condições adversas, como aumento da inflação, taxas de juros elevadas, alto nível de desemprego, incertezas político-econômicas, além das temperaturas abaixo da média histórica para o período nas regiões Sul e Sudeste”, afirma o executivo.

Analisando o desempenho por segmento, as linhas femininas foram os destaques do trimestre, com crescimento de 50,2% e 20,3% da receita bruta e do volume de pares vendidos, respectivamente, na comparação com os mesmos três meses do ano passado. O resultado foi impulsionado pela marca Zaxy, por conta de seus produtos com tecnologia de EVA, e da linha infantil/baby da marca.

No mercado internacional, as condições foram próximas às encontradas no Brasil. Os países da América Latina, principal destino das exportações da Grendene, impactados pelas incertezas globais, pressão no câmbio, juros elevados e inflação alta, levando à inibição do consumo. Outras regiões do mundo também sofreram com a escalada da inflação, ainda em consequência da pandemia de Covid-19 e da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Apesar dos desafios enfrentados em 2022, Albuquerque se mostra otimista para 2023. “Inúmeras iniciativas em curso se mostram promissoras para agregar receita, volume e margens para a companhia. A estruturação da Grendene Global Brands, por exemplo, traz a possibilidade de atuarmos no mercado externo de forma mais direta, fortalecendo nossas marcas e construindo canais de distribuição”, diz. “Também projetamos o crescimento das vendas dos e-commerce de nossas marcas. O canal hoje representa cerca de 2,5% das nossas vendas no mercado interno, mas tem potencial para superar 10% do volume no médio prazo. A recente internalização da operação da Melissa deve trazer ganhos, possibilitando maior controle das atividades e proximidade com o franqueado e com o consumidor final.