segunda-feira, 27 de março de 2023

GOVERNADOR ELMANO DE FREITAS ANUNCIA HOMENAGEADOS COM A MEDALHA DA ABOLIÇÃO 2023

Personalidades de destaque na política, economia, no judiciário e que deram início ao desenvolvimento social do Ceará compõe o quadro de homenageados de 2023 com a Medalha da Abolição.

A comenda é a mais alta honraria do Estado e recebe este nome em alusão à nossa Data Magna, 25 de março de 1884, quando o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, mobilizou colegas a se insurgirem contra o transporte de escravizados para o Sul do país. O feito do Dragão do Mar tornou o Ceará a primeira província brasileira a abolir o tráfico escravista no Brasil.

“São nomes de muitos heróis para a sociedade cearense como um todo, que aprenderam com o crescimento e o reconhecimento do nosso estado a nível nacional pela entrega e dedicação com o que fazem em suas áreas de atuação. Sem dúvidas, são merecedores de todo o nosso reconhecimento com a principal distinção que o Estado oferece”, destaca o governador Elmano de Freitas, que anunciou neste sábado (25) a lista com os nomes dos homenageados.


Confira:

Eudoro Walter de Santana - engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Equipamentos de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia, funcionário público da Petrobras. Foi deputado estadual por 4 mandatos. É pai do ministro da Educação Camilo Santana.

Dom José Aparecido Tosi Marques : Nasceu em Jaú/SP, filho de Antonio Marques de Toledo e de Arminda Tosi Marques. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, e nomeado pelo arcebispo de Fortaleza pelo Papa João Paulo II em janeiro de 1999.

Katia Magalhães Arruda : Ministra do Trbunal Superior do Trabalho (TST), atua também como Conselheira da Escola Nacional da Magistratura Trabalhista (ENAMAT) e Coordenadora do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do TST. É bacharel em Direito e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará, e doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão.

Vilmar Ferreira : Fundador e presidente do Grupo Aço Cearense, uma das maiores empresas do setor no país e com atuação em toda a América Latina. Com mais de 40 anos no mercado siderúrgico brasileiro e uma cartela de 16 mil clientes em todo o país.  É líder regional do setor, com capacidade produtiva de 1 milhão de toneladas/ano e um faturamento de R$ 3,6 bilhões em 2020.