quarta-feira, 22 de março de 2023

ESTUDANTE AUTISTA É APROVADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO NO IFCE


Nícolas Gabriel Santana Silva, de 17 anos, obteve aprovação no curso de Ciências da Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), após ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022.

O jovem concluiu a educação básica na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Salaberga Torquato Gomes de Matos, em Maranguape, onde fez curso técnico em Informática. 

A faculdade, de certa forma, representa a continuidade do estudo em uma área que é de interesse do aluno desde os tempos de infância. Na última segunda-feira (13), Nícolas teve o primeiro dia de aula como universitário no campus de Maracanaú.

A época em que descobriu a afinidade pelo ramo da tecnologia, por volta dos 6 anos de idade – quando ganhou da mãe um tablet – coincide com o período em que Nícolas recebeu o diagnóstico de autismo, condição que lhe impôs alguns desafios durante o ciclo escolar. Permanecer em ambiente ruidoso, por exemplo, era algo difícil para o estudante, sobretudo na fase de infância, quando o barulho é algo espontâneo num local onde há crianças reunidas. Formar amizades, também, não era algo tão simples.