segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

O QUE ESPERAR DA RELAÇÃO BRASIL-EUA NO NOVO GOVERNO TRUMP


O Brasil está adotando uma posição de extrema cautela em relação ao novo governo do presidente americano Donald Trump, que toma posse nesta segunda-feira, 20. Há expectativa em relação às primeiras medidas de Trump. Prudente, a diplomacia brasileira evitou manifestações a respeito nas últimas semanas. A orientação é aguardar para ver o que vai acontecer.

O Itamaraty recebeu convite protocolar para designar os representantes oficiais do governo brasileiro na cerimônia de posse. Quem representará o Brasil será a embaixadora nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti. Os Estados Unidos costumam convidar apenas embaixadores para a posse, embora desta vez Trump tenha aberto exceções para alguns chefes de estado, como Javier Milei, da Argentina.

Como o presidente Lula e o novo presidente americano não são figuras que atuam no mesmo espectro político – na verdade, são antagônicas -, não havia muita expectativa quanto a um possível convite para a posse. Auxiliares de Lula, em conversas reservadas, consideraram um alívio o fato de não ter chegado um convite, evitando-se assim a necessidade de uma resposta oficial sobre a ida ou não de Lula.