segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AOS 81 ANOS, FHC NAMORA, BEBE ÚISQUE E MANDA NO PSDB

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acha que o pré-candidato tucano ao Planalto em 2014, o senador mineiro Aécio Neves, deve antecipar seu discurso e se assumir já como postulante ao cargo.
Em entrevista à Folha e ao UOL na última sexta-feira, o tucano disse: 'Eu acho que nossos políticos precisam voltar a tomar partido em bola dividida. A busca das coisas consensuais mata a política'.
Aos 81 anos, o tucano faz musculação três vezes por semana. Bebe vinho e uísque. 'Durmo bem. Eu gosto da vida, gosto das pessoas.' Está namorando? 'Eu estou. Mas não é meio ridículo? Namorar com 81 anos? Não pode.'
Aécio deve dizer agora que é candidato?, perguntou o jornal. 'A ideia de que você precisa esperar, porque vai ser desgastado, não adianta.'
Para FHC Joaquim Barbosa, presidente do STF, 'tem bom senso' e 'não entra nessa' de se candidatar ao Planalto. 'Porque é outro caminho, não é o dele.' Seria um 'erro'.
FHC reconhece que, no momento, é natural ganhar força a percepção geral de que o Estado precisa socorrer a economia. Só que, com crise externa, 'os que estão no governo passaram a ter uma espécie de perdão para utilizar recursos públicos para reativar a economia'.
O crescimento do PIB não é algo que dependa só do presidente da República. 'Mas como puseram na campanha que ela [Dilma Roussef] era a boa administradora, o mau desempenho da máquina, que não dependeu dela, vai cair na cabeça dela.'
TEM DÓ DE MENSALEIROS
Para o tucano, falta a Dilma um 'brilho' na administração. 'Não conseguiu ainda organizar. Não se sabe nem o nome dos ministros. Está uma coisa meio opaca.'
Sobre o mensalão, disse sentir por algumas condenações, como as de José Genoino e de José Dirceu. 'Eles não foram condenados pelo que eles são. Mas pelo que fizeram (...) Acho um episódio triste. Essa gente ajudou muito o Brasil no passado.'
De Luiz Inácio Lula da Silva, que o sucedeu no Planalto, FHC condena a atitude complacente. "A leniência não quer dizer que participou, nem estou acusando. É que não reclamou."
(DA FOLHA DE S.PAULO - FERNANDO RODRIGUES )