terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA PARA BIÊNIO 2013-2014

A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2013/2014 será realizada nesta terça-feira (04/12), às 11h, no Plenário 13 de Maio. A chapa única inscrita é formada por dez parlamentares de oito partidos e tem como candidato a presidente o deputado José Albuquerque (PSB).
A sessão preparatória para a votação da nova Mesa será aberta após o levantamento da sessão ordinária. O pedido de registro da chapa, com os nomes e respectivos cargos, será feito ao atual presidente, deputado Roberto Cláudio (PSB), de acordo com o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão.
A chapa que disputará a eleição foi apresentada no dia 29 de novembro e, além de José Albuquerque, é composta por Tin Gomes (PHS), indicado para a primeira vice-presidência; Lucílvio Girão (PMDB) para a segunda vice-presidência; Sérgio Aguiar (PSB) para a primeira secretaria; Manoel Duca (PRB) para a segunda secretaria; João Jaime (PSDB) para a terceira secretaria; Dedé Teixeira (PT) para a quarta secretaria; Ely Aguiar (PSDC) para primeiro vogal; Ferreira Aragão (PDT) para segundo vogal; e Sineval Roque (PSB) para terceiro vogal.
Essa composição atende a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares na Assembleia Legislativa, conforme prevê o Regimento Interno da Casa.
Depois de analisado e deferido o registro de chapa, é aberto o processo de votação secreta, segundo artigo 8º do Regimento Interno da Casa. Para ser eleita, a chapa precisa obter maioria absoluta dos votos dos 46 deputados. A apuração dos votos é realizada pela atual Mesa Diretora.
Segundo o diretor do Departamento Legislativo, após a votação, o presidente eleito deve se manifestar na tribuna do Plenário 13 de Maio e fazer um pronunciamento anunciando as realizações e perspectivas para o próximo biênio. Os dirigentes eleitos assumem os cargos em 1º fevereiro de 2013.