terça-feira, 24 de setembro de 2013

DANILO FORTE APRESENTA SOLUÇÃO PARA EVITAR ISOLAMENTO DE ITAPAGÉ

Recebido em audiência ontem (23) pelo Diretor-Geral do DNIT, General Jorge Fraxe, o deputado Danilo Forte expressou a preocupação dos moradores de Itapagé com a interdição da BR 222, quando da retirada da curva do S, a chamada Curva da Morte em razão dos constantes acidentes no local, e a duplicação daquele trecho do município, necessário para garantir a segurança em face das explosões no local. Segundo o deputado, o corte ali, como está proposto, provocará o isolamento de Itapagé e os desvios, por Itapipoca, aumentarão em aproximadamente 40 km o acesso ao município com grandes prejuízos para a população.
A alternativa, sugeriu Danilo Forte, é fazer as intervenções por etapas, de forma a não impor riscos à população local, utilizando-se tecnologia como o corte químico. Danilo Forte Propôs também que os desvios sejam feitos por dois caminhos: para veículos pesados, o tráfego seria feito por Itapipoca, e para as ambulâncias e veículos de passeio o desvio seria feito pela serra, onde se localiza o restaurante Sandrinha. “Trata-se de alternativas que não exigem tantos sacrifícios dos moradores e pessoas que precisam trafegar por aquela região”, argumentou.
O Diretor-Geral do DNIT, General Jorge Fraxe concordou com a argumentação de Danilo Forte e se comprometeu de estudar o problema até o fim desta semana, para apresentar uma análise da engenharia sobre a melhor alternativa técnica a ser adotada para o corte de pedra, que viabilize a continuidade da obra com segurança, sem prejudicar as pessoas que por ali necessitam trafegar. Danilo Forte disse que serão necessários sacrifícios por parte dos motoristas, e que haverá uma redução na trafegabilidade, mas, ao final, o estado do Ceará receberá uma rodovia federal nova e segura, como devem ser todas as estradas do país, que priorizam o transporte rodoviário. O general Fraxe garantiu que em 15 dias a interdição do trecho será liberada.