sexta-feira, 27 de setembro de 2013

THEATRO SÃO JOÃO COMEMORA 133 ANOS

A noite de comemoração que marcou o aniversário de 133 anos de criação do Theatro São João, nessa quinta-feira, 26, reuniu um grande público, ao lado do Prefeito Veveu, da primeira-dama Izolda Cela e da Secretária da Cultura e do Turismo, Eliane Leite.

Secretários municipais e outros convidados assistiram ao espetáculo musical “Entre 7 Palmos”, do grupo Desconexo, de Fortaleza. A peça, inspirada no grande sucesso da Broadway, “Família Addams”, é considerada uma das grandes apresentações do teatro cearense do ano.

Durante o intervalo, o Prefeito Veveu subiu ao palco e relembrou um pouco da história do São João, inaugurado em 26 de setembro de 1988 por determinação da Sociedade Cultural União Sobralense, criada com a finalidade de promover o desenvolvimento cultural da cidade. O grupo era formado pelos ilustres: Domingos Olímpio (autor de Luzia-Homem), Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, José Júlio de Albuquerque Barros, (Barão de Sobral) e João Adolfo Ribeiro da Silva.

O prédio, de inspiração italiana em estilo neoclássico, teve sua pedra fundamental lançada no dia 3 de novembro de 1875. Ao longo dos anos, o espaço tem servido de grande disseminador e fonte de intercâmbio da cultura local e internacional.

Em 2004, o teatro foi restaurado e inaugurado no dia 29 de dezembro, do mesmo ano, pelo então Ministro da Cultura Gilberto Gil. À época o Prefeito Veveu era Secretário da Cultura, e relembrou ao público presente ao aniversário do teatro, o quanto a cultura da região ganhou com a presença do imponente Theatro São João, um dos cartões postais mais representativos do Município, que teve seu tombamento instituído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ao som de palmas, o Prefeito, juntamente com a Secretária da Cultura, Eliane Leite e o Presidente do Instituto de Urbanismo, Campelo Costa, apagou as velas que marcam o passado e o presente de glórias nestes 133 anos de representatividade cultural e artística para o Município de Sobral. (Blog da PMS)