Com intuito de conhecer a experiência e os desafios da capital cearense na área da infância, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, recebeu, na última quarta-feira (11), a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.
A primeira-dama de Fortaleza citou conquistas como a implantação do Programa Cresça com Seu Filho, que assiste famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, promovendo o desenvolvimento de crianças no período da gestação e da primeira infância (0 a 3 anos), e também a articulação da Agenda de Convergência, que reduz situações de vulnerabilidade, como trabalho infantil, desaparecimento, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além do uso de álcool e outras drogas.
Carol ressaltou ainda a lei que estabelece o Plano Municipal pela Primeira Infância. Fortaleza foi a primeira capital a ter uma legislação específica, que beneficia mais de 400 mil crianças com idade entre 0 e 6 anos, com a promoção e a defesa de seus direitos, entre outras ações.
“É muito importante o trabalho que Fortaleza vem fazendo. Na área da infância, é um modelo que pode ser seguido por outros municípios. Quero implantar o plano estadual pela primeira infância e estimular as cidades a fazerem os seus planos municipais. Além de Fortaleza há mais dois municípios que também fizeram o plano”, pontuou Onélia.