quarta-feira, 18 de março de 2015

CID GOMES DEVE ENTREGAR O CARGO A DILMA


(Do Blog do Camarotti /G1)
O ministro Cid Gomes deve colocar o cargo à disposição da presidente Dilma Rousseff. Durante o dia de hoje, ele externou essa disposição em conversas com interlocutores. O irmão de Cid, o ex-ministro Ciro Gomes, está em Brasília acompanhando o Dia D do titular da Educação. Nesta quarta, o ministro teve de ir à Câmara dar explicações sobre a declaração de que 300 a 400 deputados "achacam" o governo.

Em desabafo, Cid Gomes alega dois motivos para entregar o cargo: 1) não recebeu solidariedade e nem foi defendido por membros da base aliada do governo, em especial a bancada do PT; 2) questão pessoal: cuidar mais da saúde e acompanhar mais a família – ele tem um filho recém-nascido.

Nas palavras de interlocutores, a chance de Cid deixar o governo em breve "é de 99%". A única hipótese de permanecer é se Dilma fizer um apelo, possibilidade considerada remota.

Um ministro próximo da presidente disse ao Blog agora há pouco que a situação de Cid Gomes é "extremamente delicada" porque a permanência dele no governo isolaria Dilma ainda mais de sua base política, especialmente o PMDB.