sexta-feira, 20 de março de 2015

FORTALECIMENTO DO SUS É BANDEIRA PRIORITÁRIA DE ODORICO MONTEIRO

Lutar por mais saúde é um dos grandes compromissos assumidos pelo deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE), que nessa semana, fez o seu primeiro grande pronunciamento da tribuna da Câmara dos Deputados, homenageando os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), seus avanços e desafios.

Acompanhado da bandeira do SUS, Odorico - que traz para o parlamento sua experiência enquanto médico, professor e gestor em saúde - ressaltou que o SUS é um dos maiores avanços do Brasil nas políticas públicas nos últimos 25 anos. “O SUS é um grande legado da Constituição Federal de 1988”, afirmou o deputado, ao mencionar o papel do parlamento na construção desse legado. 

De acordo com Odorico, a Constituição brasileira é uma das mais avançadas do mundo, pois além de trazer o conceito de saúde como um direito de cidadania e dever do Estado, também materializa a saúde como qualidade de vida.

“As políticas intersetoriais são essenciais para a garantia da saúde, da prevenção e na promoção da saúde. E isso está como um direito garantido da Constituição brasileira”, explicou o parlamentar.

Segundo Odorico, o SUS não nasceu por acaso, é fruto de lutas e conquistas do povo brasileiro.  “Importante ressaltar  que trabalhadores e trabalhadoras foram às ruas lutar contra a ditadura, foram às ruas lutar pela democratização do Brasil,  num processo que gerou um grande consenso da necessidade de se construir o Sistema Único de Saúde”, afirmou.