quarta-feira, 11 de março de 2015

MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA QUE MUNICÍPIOS REALIZEM VACINAÇÃO CONTRA O HPV NAS ESCOLAS

O Ministério da Saúde (MS) através do Sistema Único de Saúde (SUS) distribuiu para as 36 mil salas de imunização espalhadas pelo país, a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer do colo do útero. Desta vez o público alvo são meninas de 9 a 11 anos. A meta do MS é vacinar, em parceria com as secretarias estaduais e municipais da saúde, 80% do público-alvo.
Para este ano, o Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que façam parcerias com as escolas públicas e privadas, repetindo a estratégia adotada na primeira dose da vacina, quando 100% do público estimado, de 4,95 milhões de meninas de 11 a 13, foi vacinado. Já a segunda dose, que teve o foco a administração apenas nos postos de saúde, alcançou 2,9 milhões de meninas, atingindo 58,7% do público-alvo.
Este ano serão incluídas 33,5 mil mulheres entre 9 a 26 anos que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral.