segunda-feira, 18 de maio de 2015

GOVERNADOR PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO SANTUÁRIO DE SÃO BENEDITO

Rcomungandomissa5A região de Ibiapaba recebeu, neste domingo (17), um novo santuário para a recepção de romeiros e devotos de Nossa Senhora de Fátima. O governador Camilo Santana participou da missa de inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande, em São Benedito, a 360 km de Fortaleza. "Cumprir essa agenda, para mim, não é apenas uma questão de fé, mas principalmente de respeito ao povo que tanto lutou por este grandioso santuário e que faz jus aos devotos dessa região", disse o governador.

Rmissa 1Considerada uma das maiores da região de Ibiapaba, a concelebração eucarística marca a história da cidade conhecida por sua forte vocação na floricultura. A cerimônia foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello - representante oficial do papa Francisco em território brasileiro -, além da presença do reitor do Santuário de Fátima, em Portugal, padre Carlos Cabecinhas. "O Brasil e o povo nordestino tem uma fé muito viva e participativa. Essa é minha primeira vez aqui e percebo a confirmação da fé e devoção desse povo", ressaltou o representante papal.

A missão do representante eclesiástico é especialmente significativa para os moradores de São Benedito, pois reforça os vínculos da Igreja Católica na região. A sagração do Altar também comemora a inauguração do Santuário, onde - antes de ser erguido - abrigava uma imagem de Nossa Senhora de Fátima em um terreno dito como santo, por suas várias aparições de Nossa Senhora.

Rmissa2Estiveram presentes ainda, o secretário Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia e Educação Superior - Secitece), Chico Lopes (deputado federal), os deputados estaduais Augusta Brito e Bruno Pedrosa, Gadyel Aguiar (prefeito São Benedito), além Dom José Aparecido Tosi (arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza), Dom Francisco Javier Hernandez (bispo da Diocese de Tianguá) e diversas autoridades eclesiásticas do Estado.


Sobre o Santuário de Nossa Senhora Fátima da Serra Grande
Construído pela Igreja Católica já com o título de um dos maiores centros de romaria do Nordeste, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi dedicado aos numerosos devotos que visitam a cidade de São Benedito que desejam comprovar as diversas aparições da Santa na cidade. Ainda durante sua reforma, a sede católica já atraía, por mês, cerca de 15 mil fiéis vindas de diversas localidades.

O Santuário tem 5.200 m2 de área construída, comportando 1.800 fiéis sentados e cinco mil em pé, com acessos especiais para deficientes, idosos e crianças. Além do templo principal, o complexo conta ainda com seis capelas auxiliares, salas para confissões, sacristias, sala de música, estúdio para transmissão de rádio, praça com fontes, via sacra em tamanho natural, estacionamento, contendo também dois anexos para apoio aos romeiros e a pastoral.

Fotos: Tiago Stille