terça-feira, 30 de agosto de 2016

SEGURANÇA PÚBLICA: GOVERNO DO CEARÁ EMPOSSA 255 NOVOS POLICIAIS CIVIS

“Em um ano que enfrentamos uma forte crise econômica, o Ceará anda na contramão dos outros estados. Sempre fomos resistentes, lutadores e bravos. Somos os únicos, em todo Brasil, a anunciar um investimento destes em segurança pública. Por isso, não tenho dúvida que todos os novos policiais civis convocados cumprirão com a sua missão de defender o povo cearense e combater a criminalidade. Concretizamos, neste dia, mais um sonho do Estado, dos agentes de segurança, dos familiares e, principalmente, de todos os cearenses”, destacou o governador Camilo Santana ao dar posse a 255 novos policiais civis, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A ação faz parte das ações de estruturação da segurança pública no Estado, integrando as diversas medidas interinstitucionais do “Pacto Por Um Ceará Pacífico”.

r MVS1395Aprovados no último concurso público da Polícia Civil do Estado do Ceará, lançado em setembro de 2014, os novos policiais participaram do curso de formação e treinamento profissional promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), entre os meses de janeiro e maio deste ano. Foram empossados 65 delegados, 105 escrivães e 85 inspetores que atuarão nas delegacias da Capital, Região Metropolitana e do Interior do Estado.

Ao todo, 703 candidatos aprovados no certame concluíram o Curso de Formação na AESP. A nomeação se dará em três turmas: esta é a primeira convocação, a segunda turma será chamada em outubro e a terceira, daqui a seis meses, como explica o secretário Delci Teixeira, da Segurança Pública e Defesa Social. “Esses são os primeiros de uma leva de novos policiais civis que serão destacados para a Capital e o Interior. Ainda teremos mais empossados em outubro deste ano e fevereiro de 2017. São homens e mulheres preparados para fazer valer as leis da Constituição, diminuindo cada vez mais a ação de infratores”, disse o secretário.

WEB 160829 POLICIA CIVIL  MG 0419Segundo o governador, o aumento no efetivo da Polícia Civil possibilitará que as delegacias dos municípios de Quixadá, Iguatu, Crato e Crateús passem a funcionar 24 horas. “Desde o começo do meu mandato, assumi a responsabilidade de trazer mais de perto as questões de segurança pública em todo o Estado. Dessa forma, queremos garantir que todos as regiões do Ceará sejam contempladas com uma delegacia, com todo seu efetivo, para poder assegurar a todos a presença da segurança pública em seu município”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

Para a nova delegada Natália Sampaio, 28 anos, entrar para estrutura de segurança pública do Estado é fazer parte de um projeto maior de deixar o Estado ainda mais pacífico e harmonioso. "Mais que um sonho, esse é um momento de consagração para mim e toda a minha família. Ver o Ceará tomando para si a responsabilidade da segurança pública, investindo em tecnologia e pessoas, é a certeza de que o Estado tem pensando nas pessoas que passam e moram no Ceará. Posso garantir que estamos prontos para os desafios, na certeza que conseguiremos ter um Estado mais seguro e pacífico para todos", disse a delegada.

Como novo inspetor empossado, o policial civil Ricardo Morel, de 29 anos, não conseguia esconder a felicidade. “Primeiramente, esse momento é uma realização de um sonho. Todos lutaram bastante e se dedicaram por meses, até anos, para conseguir essa vaga. Podemos descrever de muitas formas, mas nenhuma vai poder sintetizar tamanha alegria e gratidão por fazer parte da segurança pública do Ceará. Estejam certos que faremos o nosso possível para trazer mais paz para os cidadão cearenses", disse Ricardo.

O delegado geral da Polícia Civil, Andrade Junior, destacou o aumento significativo na corporação. “Atualmente, temos 2.649 policiais, sendo 292 delegados, 595 escrivães e 1.762 inspetores. Com a adesão dos 703 novos policiais civis, teremos um aumento de 26,5%% no efetivo atual. Isso representa mais ações integradas e focadas na diminuição dos crimes organizados em todo Estado”, concluiu o delegado geral.