terça-feira, 8 de agosto de 2017

ADMINISTRADORA QUE FOI ELEITA PREFEITA RECEBE DESTAQUE NA USP POR GESTÃO PÚBLICA

Karina Cruz Gonçalves concluiu o curso de pós graduação em Ciência Política, e foi surpreendida pelo destaque de sua tese na Universidade de São Paulo. O Trabalho de Conclusão de Curso foi baseado através de pesquisas do último mandato da Prefeitura Muncipal de Coreaú (distante 298 km de Fortaleza), na região norte do Ceará. A ex-prefeita Érika Frota Cristino, que é administradora, apresenta o resgate de políticas públicas, capaz de tranformar uma cidade esquecida no melhor para a população do município.
O trabalho realizado na cidade de Coreaú pela administradora Erika Frota Cristino ainda repercute Brasil a fora. Recentemente, em São Paulo, os avanços conquistados pela educação no município, que em quatro anos saiu das piores colocações dentre os 184 municípios cearenses passando para um dos melhores no Nordeste, e que foram tema de uma tese da pós-graduação em Ciências Políticas.
O presidente do CRA-CE, Adm. Leonardo Macedo lembra que o administrador é o profissional capacitado para utilizar as técnicas de gestão e aplicar nas instituições públicas e privadas. "Seria bom que cada cidade tivesse um prefeito graduado em Administração, mas isso é impossível. Nem é necessário. Fundamental mesmo é que cada gestor público tenha em seus quadros de assessoria e consultoria, os profissionais de administração para balizar suas ações. Ganha a gestão, ganha o município, ganha a sociedade", afirma.
Durante os quatro anos em que permaneceu prefeita (2013 a 2016), Érika Cristino revolucionou Coreaú em todas as áreas adotando políticas públicas sérias e austeras em áreas cruciais como Assistência Social, Saúde e Educação. Dentre os seus feitos, destaque para o reposicionamento da educação coreauense, antes uma das piores dentre os 184 municípios cearenses, passando a uma das melhores do Nordeste, fato esse que ganhou repercussão nacional e internacional.
Sob o comando da administradora e prefeita Erika Cristino, Coreaú resgatou a auto estima de seu povo e conquistou pela primeira vez na história o SELO UNICEF – Município Amigo da Criança. Sua gestão ficou conhecida e foi reconhecida nacionalmente, divulgada através de jornalistas renomados como Ricardo Amorim, após ter deixado todas as contas públicas quitadas e um saldo de quase R$ 2 milhões em caixa, tendo sido inclusive fonte para uma tese de pós graduação em Ciências Políticas da USP – Universidade de São Paulo, uma das mais respeitadas do país.
O também Administrador Antonio Tabosa, que é o delegado do CRA-CE em Sobral, foi secretário na gestão da Adma. Érika e garante o respeito que a prefeita teve com as técnicas de gestão.
(CRA-CE)