quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

TRINCA DE HUBS: CABO SACS CHEGA AO CEARÁ PARA INTERLIGAR AS AMÉRICAS À ÁFRICA

O propósito de transformar o Ceará em referência mundial nas conexões de dados ganhou força a partir de quarta-feira (21). Fortaleza se conectou com Luanda, em Angola, com a chegada, na Praia do Futuro, do cabo de fibra ótica South Atlantic Cable System (Sacs), com extensão de mais de 6 mil quilômetros, que vai interligar as Américas com a África para ampliar a velocidade de transmissão de dados e potencializar o acesso à informação entre os continentes. O governador Camilo Santana, o vice-prefeito Moroni Torgan, e o CEO da multinacional Angola Cables, António Nunes, participaram da solenidade de retirada do cabo submarino.
Com a chegada do Sacs, o primeiro instalado no Atlântico Sul, o Ceará fortalece a Trinca de Hubs – formado pelos hubs de dados e telecomunicações (Sacs), aéreo (Gol/Air France/KLM) e portuário (Roterdã). O tripé permite mais geração de emprego e o consequente desenvolvimento econômico do estado cearense.
A intenção de toda estrutura do Sacs, de acordo o governador Camilo Santana, é colocar o Ceará na vitrine para o mundo. “Com essa conexão digital, queremos trazer empresas mundiais para o Ceará, em parceria com a Angola Cables, como a Microsoft, Amazon e Google. Vamos ser um grande centro de oportunidades”, destacou. “Concretiza-se, hoje, um sonho. Vai gerar oportunidade, emprego e desenvolvimento”, emendou o chefe do Executivo.
De acordo com o António Nunes, o cabo que foi retirado do mar, juntamente com a boia assinada pelo governador Camilo Santana durante o lançamento do projeto, em agosto último, vai trazer rotas de transmissão alternativas. “As comunicações são feitas do Sul para o Norte e, quando queremos trocar informação entre países do Sul, a exemplo de Brasil e Angola, teríamos de ir à Europa, Estados Unidos. Este cabo, portanto, vai fazer uma ligação direta. O tempo de comunicação é muito baixo, são cerca de 63 milissegundos (mais rápido que um piscar de olhos). Isso vai permitir que novos negócios digitais tanto no mercado sul-africano como no sul-americano”, explicou. O Data Center da multifuncional angolana no Brasil está instalado na Praia do Futuro. As operações começarão a partir de julho deste ano.