O prefeito Ivo Gomes e o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, receberam, na quinta-feira (17/05), das mãos do governador Camilo Santana e da vice-governadora, Izolda Cela, os troféus de primeiro lugar no Estado do Ceará no Prêmio Escola Nota 10, concedido com base nos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2017, que avaliou a aprendizagem de 6.790 estudantes sobralenses do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As escolas sobralenses conquistaram 38 premiações, o maior número da história do município e do estado, por terem os melhores desempenhos em alfabetização e no Ensino Fundamental. O evento de premiação foi realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Sobral tem 9 escolas premiadas no 2º ano do Ensino Fundamental. Na avaliação da aprendizagem dos alunos do 5º ano, 18 escolas foram premiadas, compondo os quatro primeiros lugares em todo o Estado do Ceará: 1º lugar - Escola Elpídio Ribeiro; 2º lugar - Escola Vicente Antenor; 3º lugar - Escola Francisco Aguiar; e 4º lugar - Escola Antônio Custódio. O município também conquistou o 2º e 3º lugar do Ceará na avaliação dos estudantes do 9º ano, foram 11 escolas premiadas nesta etapa, entre as 32 escolas premiadas em todo o estado: 2º lugar - Escola Vicente Antenor Ferreira Gomes e 3º lugar - Escola Dinorah Thomás Ramos.
O prefeito Ivo Gomes parabenizou a todos que fazem parte da educação de Sobral pelos resultados, e destacou os novos desafios. “Esses resultados significam que nós podemos mais. Por isso estamos implementando os novos currículos de Língua Portuguesa e de Matemática, estamos desenvolvendo novo currículo de Ciências e aplicamos o Pisa. O melhor sistema de educação pública do Brasil precisa saber como está em relação à comunidade internacional e esse será o novo paradigma que vamos perseguir. Já chegamos no topo do Brasil e não podemos nos acomodar”, disse o prefeito.
Para o governador Camilo Santana, o prêmio é o reconhecimento ao trabalho e dedicação dos educadores do Ceará. “Há mais de dez anos o Ceará fez uma pactuação para construir novos indicadores de qualidade para a educação. Hoje, cada um, professor, aluno, pai de aluno, servidores, devem ter orgulho de bater no peito e dizer ‘eu faço parte dessa história’. A melhor educação do país hoje é do Estado do Ceará, graças ao esforço de todos”, pontuou.
Em todo o Ceará, 333 escolas foram premiadas e receberão um prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil, por cada aluno avaliado. Uma comitiva de mais de 200 educadores de Sobral, formada por diretores, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos da Secretaria da Educação, participou do evento e celebrou os resultados dos estudantes.
Conheça as escolas premiadas em cada etapa de ensino: