terça-feira, 4 de setembro de 2018

TRE-CE INSTALARÁ COMISSÃO DE AUDITORIA DA VOTAÇÃO ELETRÔNICA

votação paralela 2016 Ari de Sá
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará instalará nesta terça-feira, 4/9, às 14h, na Sala de Sessões, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, em audiência pública, presidida pelo juiz da Corte Roberto Viana Diniz de Freitas. Foram convocados os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, candidatos e entidades da sociedade civil organizada para acompanharem os atos iniciais da comissão que será responsável pela auditoria da urna eletrônica nas Eleições 2018.
Na oportunidade será repassado o processamento da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e divulgado o cronograma de atividades da Comissão.
Na Votação Paralela, a ser realizada no 1º turno, no próximo dia 7 de outubro, e no dia 28/10, caso haja 2º turno, os votos são assinalados na cédula de votação com antecedência, depositados em urna de lona que permanecerá lacrada, e digitados nas urnas eletrônicas sorteadas na véspera da eleição, em paralelo à votação oficial.
Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.
Além do juiz, a comissão é composta por representante da Secretaria de Tecnologia da Informação; da Secretária Judiciária; da Corregedoria Regional Eleitoral e da Secretaria de Administração. Os trabalhos da Votação Paralela são acompanhados ainda por representante do Ministério Público Eleitoral.