sexta-feira, 12 de junho de 2020

SAIBA QUAL É O MOMENTO CERTO PARA FAZER O EXAME QUE DETECTA O CORONAVÍRUS

Arte ilustrativa que tira dúvidas sobre o novo coronavírus (Covid 19)
(Metropoles) Está com medo de ter sido infectado pelo novo coronavírus e quer fazer o teste? Além de reconhecer os sintomas da doença, é importante saber qual o momento certo para fazer o exame que detecta o vírus Sars-CoV-2.
Segundo Gustavo Campana, diretor médico do grupo Dasa, o organismo demora, em média, seis dias entre o momento de exposição ao vírus e a manifestação dos primeiros sintomas. Há ainda a possibilidade de a pessoa estar infectada e ser assintomática.
Arte ilustrativa que tira dúvidas sobre o novo coronavírus (Covid 19)
Existem três tipos de testes: o RT-PCR, o sorológico e o teste rápido. O primeiro é chamado de “padrão ouro” por ser mais preciso e confiável quanto ao resultado. Ele detecta a presença do vírus no organismo ainda no começo da infecção a partir de secreções retiradas das vias respiratórias. Esse exame é feito apenas com encaminhamento médico.
O RT-PCR deve ser feito entre o 3º e 5° dia após os primeiros sintomas, neste momento, ocorre o período de pico da replicação viral. Campana explica que o resultado positivo aparece até o 12º dia de sintomas, em média. “Varia conforme a gravidade do quadro”.
O médico lembra que o protocolo do Ministério da Saúde sugere o teste quando o quadro é de febre associada a algum sintoma da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como falta de ar, desconforto para respirar e tosse.
O mesmo teste também é recomendado para identificar o vírus em pessoas que tiveram contato com pacientes diagnosticados com a Covid-19, mas não apresentaram sintomas.