sexta-feira, 18 de setembro de 2020

CASA DO ARTESÃO CEARENSE É INAUGURADA PELO GOVERNO DO CEARÁ

Um novo espaço de fortalecimento do artesanato foi entregue na manhã desta quinta (17), pelo Governo do Ceará. A Casa do Artesão Cearense – Diomar Freitas Dantas irá receber, por agendamento, os artesãos do interior do Estado que precisam de estadia em Fortaleza. A inauguração do equipamento foi feita pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana; pela titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; pela coordenadora da Central de Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann, e por representantes do sindicato e da associação dos artesãos.

A primeira-dama, Onélia Santana ressaltou ainda que o setor tem o reconhecimento do governador Camilo Santana, que garantiu conquistas históricas para os artesãos nos últimos anos como a isenção fiscal do ICMS e a Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses (Selo Ceart) com o intuito de melhorar a qualidade do legítimo artesanato: “É mais uma demanda que o Governo do Ceará atende em benefício do artesão", destacou a primeira-dama.

Com uma estrutura que comporta até 50 artesãos, o espaço possui dormitórios masculinos e femininos, cozinha completa, banheiros, sala de convivência e jardim. “Essa foi uma demanda muito pertinente do setor que nos foi apresentada e recebeu grande apoio da primeira-dama Onélia Santana, que tem uma sensibilidade sem tamanho para o artesanato cearense. Acreditamos que estamos conseguindo ofertar, aos nossos artesãos, um local gratuito e confortável para que eles se acomodem enquanto realizam entregas de produtos na CeArt, compram material ou resolvem outras questões na Capital”, afirma a titular da SPS, Socorro França.