Em razão da pandemia de Covid-19, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) seguiram a orientação da Justiça Eleitoral, realizando a diplomação dos eleitos em 2020 por videoconferência. Cada Corte escolheu a data que melhor se ajustou às peculiaridades locais, com a data limite para o dia 18 de dezembro.
A cerimônia a distância está em sintonia com a série de medidas adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para preservar a saúde dos eleitores, mesários e candidatos das Eleições 2020. Todos os que se sagraram vitoriosos nas urnas receberam o diploma de forma segura e diferenciada.
O número de casos de Covid-19 vem aumentando neste final de ano no Brasil e em diversos países, como Estados Unidos, Austrália, Japão, Bélgica e Israel. O total de infecções por dia no Brasil atingiu o pico de 45.665 casos no sábado (12), número 30% maior que o da semana anterior. Até a primeira quinzena de dezembro deste ano, foram registradas 182.799 mortes de brasileiros pelo novo coronavírus, de acordo com informações consolidadas das secretarias estaduais de Saúde.