No mesmo dia em que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou os mandatos da prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano (PL), e do vice, Anderson Pedrosa (PMN), manifestantes foram às ruas da cidade, localizada no Sertão de Crateús, em defesa da prefeita. As mobilizações têm repercutido até esta segunda-feira (23) pelas redes sociais.
A Corte reconheceu, na última sexta-feira (20), o cometimento de abuso de poder político tanto por Giordanna como pelo deputado federal Júnior Mano (PL) e pelo ex-prefeito da cidade, Rafael Holanda. Os dois foram declarados inelegíveis por oito anos, a contar da eleição de 2020. Eles devem recorrer da decisão.
Diante da decisão negativa para a gestão, um movimento nas redes sociais, com apoio das próprias lideranças afetadas, começou a resgatar o clima de campanha eleitoral. Com bandeiras com o rosto de Giordanna e do vice - muitas do período da campanha -, cartazes com os dizeres "Estamos com ELA" e "Respeitem a vontade popular", os manifestantes percorreram a pé e em veículos algumas ruas do município.
(Diário do Nordeste)