terça-feira, 2 de agosto de 2022

COMO DEVEM VOTAR OS PREFEITOS DOS DEZ MAIORES COLÉGIOS ELEITORAIS PARA GOVERNADOR DO CEARÁ


Nos últimos dias, prefeitos de vários municípios do Ceará anunciaram desfiliação de suas respectivas legendas políticas para se dedicarem à eleição de um dos candidatos colocados para a disputa ao Governo do Estado. Até a data-limite para as convenções partidárias, no dia 5 de agosto, outros gestores podem se posicionar favorável a uma ou outra postulação colocada.

Diante das discussões que estão sendo feitas, o Blog do Edison Silva fez um levantamento para saber como estão se posicionando os prefeitos dos dez maiores colégios eleitorais do Ceará. Na Capital Fortaleza, José Sarto, do PDT, foi o primeiro gestor municipal no Estado a declarar apoio à candidatura de Roberto Cláudio, isso quando o pedetista ainda era pré-candidato, em abril passado.

Já em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Ceará, Vitor Valim posicionou-se favorável à candidatura de Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores. Os prefeitos de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do Maracanaú, Roberto Pessoa, vão apoiar Capitão Wagner, do União Brasil.

Em Sobral, o prefeito Ivo Gomes, do PDT, ainda não se posicionou favorável a Roberto Cláudio, mas esta deve ser a tendência do gestor municipal. Durante a disputa interna do PT, o pedetista chegou a sinalizar interesse no nome de Izolda Cela. Ele segue em silêncio sobre o processo eleitoral no Estado.

Os prefeitos de Itapipoca, Felipe Pinheiro, do Crato, José Ailton Brasil, e do Maranguape, Átila Câmara, estiveram na convenção que oficializou o nome de Elmano de Freitas ao Governo do Estado. Ednaldo Lavor, do Iguatu, estará na campanha de Roberto Cláudio, assim como Cirilo Pimenta, de Quixeramobim, que deve coordenar a campanha do pedetista na região.

Principais colégios eleitorais do Ceará e apoios para a disputa de 2022:

Fortaleza – prefeito José Sarto (PDT) – Roberto Cláudio

Caucaia – prefeito Vitor Valim (sem partido) – Elmano Freitas

Juazeiro do Norte – prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) – Capitão Wagner

Maracanaú – prefeito Roberto Pessoa (União Brasil) – Capitão Wagner

Sobral – prefeito Ivo Gomes (PDT) – Roberto Cláudio (?)

Itapipoca – prefeito Felipe Pinheiro (PT) – Elmano Freitas

Crato – prefeito José Ailton Brasil (PT) –  Elmano Freitas

Maranguape – prefeito Átila Câmara (Solidariedade) – Elmano Freitas

Iguatu –  prefeito Ednaldo Lavor (PSD) – Roberto Cláudio

Quixeramobim – Cirilo Pimenta (PDT) – Roberto Cláudio