Em sessão ordinária desta quarta-feira, 03/08/22, a Câmara Municipal de Aracoiaba, acompanhando o Parecer do Tribunal de Contas do Estado, desaprovou as contas de governo do ano de 2016 do ex-prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro. O TCE, por unanimidade, emitiu o parecer pela DESAPROVAÇÃO das contas do ex-gestor por irregularidades graves e insanáveis. Dentre as irregularidades estão o não repasse de contribuições previdenciárias, o que caracteriza o crime de apropriação indébita previdenciária, de empréstimos consignados, dentre outras irregularidades.
No julgamento da Câmara 5 vereadores votaram contra o parecer do TCE, e assim, tentando modificar a decisão técnica dos Conselheiros do Tribunal, sendo uma a irmã do ex-gestor, vereadora Conceição, Ivelton, Joyce, Reilton de Brito e Tiago Freitas. Teve uma abstenção, vereador Diego, filho do vice prefeito e os demais votaram acompanhando o Tribunal de Contas, órgão competentepara analisar as contas de governo. No final, o que prevaleceu foi o parecer técnico do TCE, desaprovando as contas e o ex-prefeito Antônio Cláudio fica inelegível por mais 8 anos a contar da data de hoje, do julgamento das contas.
A estranheza foi a postura e posição dos vereadores de situação Reilton de Brito e Tiago Freitas, que hoje votaram contra o Tribunal de Contas. E fica a indagação: O que aconteceu para esses vereadores aprovarem as irregularidades da gestão passada? Existe algum acordo? Aí tem coisa. Vamos aguardar os próximos passos no Legislativo de Aracoiaba.