Os países Quênia e Paquistão já começaram a implementar reformas educacionais inspiradas no município. Enquanto o primeiro já promove inovações na província de Kirinyaga, no país asiático cinco comunidades de quatro províncias diferentes serão beneficiadas.
No ano passado uma comitiva composta por cerca de 30 lideranças dos dois países visitou Sobral. A viagem integrou um programa realizado em parceria com o governo do Reino Unido e promovido pela Fundação Lemann e pelo Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação.
“As lideranças desses países chegam no Brasil e falam que conhecer a experiência de Sobral é mais efetivo do que ir para a Finlândia, já que na cidade brasileira eles partem do mesmo tipo de realidade”, afirma a diretora-executiva do Centro Lemann, Anna Penido, que esteve no Paquistão recentemente para avaliar o andamento do projeto. “Nosso objetivo é trazer referências de caminhos e inspiração de que é possível”, diz ainda.
O programa do Centro Lemann não faz ações diretas nos países, mas apoia lideranças locais a assumirem a responsabilidade de transformar a educação em seus territórios.
Por Mônica Bergamo, na Folha