O secretário-geral adjunto e corregedor da OAB-CE, Rafael Ponte, participou, no último dia 19, do XI Encontro de Corregedores, realizado pela OAB Nacional, em Brasília.
O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e informações entre os corregedores com o intuito de discutir temas relacionados à ética e à fiscalização da atividade profissional da advocacia. A secretária-geral adjunta e corregedora nacional da Ordem nacional, Milena Gama, coordenou os trabalhos e apresentou materiais produzidos desde o último evento, além de debater pontos de preocupação, como a questão do trato com a prescrição. O presidente nacional, Beto Simonetti, e o vice-presidente, Rafael Horn, também estiveram presentes no evento.
O corregedor da OAB-CE, a convite da corregedora nacional da Ordem nacional, foi o secretário durante o encontro. Na ocasião, Rafael Ponte, fez a leitura da carta compromisso e destacou que o evento foi “uma oportunidade para aprimorar a fiscalização e a ética na profissão de advogado, além de fortalecer o sistema de julgamento ético”, afirmou.
Na oportunidade, os corregedores elaboraram uma carta de compromissos alinhados durante a reunião, totalizando 11 objetivos. O documento elenca as conclusões da reunião: relatar à Corregedoria Nacional, até o próximo mês, as maiores dificuldades no cumprimento de metas estabelecidas anteriormente; encaminhar sugestões para compor o Plano de Valorização dos Membros que atuam em Processo Ético-Disciplinar; recomendar a observância do Manual de Procedimentos distribuído; julgar os processos antigos com maior prioridade; apoiar a adoção de um sistema unificado de processos disciplinares; fomentar os julgamentos virtuais; entre outros.