A diretora-geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Regina Carvalho, participou na quinta-feira (20/04), da cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, que oficializou a liberação do recurso emergencial para custeio de serviços prestados pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos, conforme determinado pela Lei Complementar N°197/2022 e Portaria GM/MS Nº 96/2022.
Participaram do evento representantes de mais de 100 instituições filantrópicas. O repasse dos recursos financeiros será realizado por meio do Fundo Municipal de Saúde através de convênio com as instituições filantrópicas. A Santa Casa de Sobral deverá receber cerca de R$ 8,5 milhões de reais em parcela única.
Sob intervenção da Prefeitura de Sobral desde setembro de 2022, o hospital vem investindo em melhorias visando o restabelecimento dos processos assistenciais para atender com qualidade os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O repasse é um necessário suporte financeiro que irá corrigir débitos com profissionais de saúde e será aplicado em melhorias na infraestrutura da unidade hospitalar, com foco nas reformas e ampliações da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto I que passará de 9 para 10 leitos, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal I que passará de 5 para 10 leitos, e demais serviços do hospital visando atender com qualidade, segurança e agilidade a população da região norte do estado do Ceará”, destacou a diretora, Regina Carvalho.
Estiveram presentes o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o Vice-presidente, Geraldo Alckmin; a Ministra da Saúde, Nísia Trindade; o Presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirocles Véras e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.