O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Safernet Brasil, criou um canal exclusivo para denúncias on-line sobre ameaças de ataques a escolas em todo o país. O registro pode ser realizado de forma anônima e todas as informações serão mantidas sob sigilo.
Para denunciar, basta acessar o site www.gov.br/escolasegura, informar a URL (link) da postagem ou página que contém a ameaça. Para facilitar a análise da denúncia, deve-se preencher o campo “comentário” com informações complementares, tais como nome da escola, município e estado em que se localiza, e qual a mídia social de origem da ocorrência.
A iniciativa faz parte da Operação Escola Segura, criada em um momento em que ameaças e ataques a escolas têm sido frequentes no país, e, consequentemente, gerado apreensão das famílias e comunidade escolar. O trabalho preventivo ocorre de forma contínua, 24 horas por dia e por tempo indeterminado.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por sua vez, reafirma o compromisso de defender os direitos da sociedade cearense e coloca suas Procuradorias e Promotorias de Justiça à disposição para contribuir com a Operação Escola Segura. Além disso, alerta a todos e todas que, em situações de emergência, não hesitem em ligar para o número 190.